Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

17/11/2014 - Barueri - SP

Em Barueri, 2ª Caminhada Azul faz alerta sobre diabetes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

Em referência ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, logo pela manhã desta sexta-feira a cidade de Barueri despertou com a segunda edição da Caminhada Azul – mobilização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde que destaca a importância do diagnóstico precoce da doença para evitar complicações mais severas.

O diabetes é uma síndrome metabólica que aumenta a quantidade de açúcar no sangue em função da falta de insulina ou da sua incapacidade de agir. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que permite ao açúcar passar do sangue para as células como fonte de energia. Se não tratada adequadamente a doença pode provocar ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão e amputação dos pés. 

Além da Caminhada Azul e da parceira com a universidade, a Secretaria de Saúde também realizou na quinta-feira, 13, palestra sobre alimentação em situações especiais. Barueri oferece uma rede de atendimentos e cuidados para diabéticos, com distribuição gratuita de medicamentos e assistência de equipe multiprofissional.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade fazem a medição de glicose no sangue. Os principais sintomas do diabetes são emagrecimento rápido, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização de ferimentos e visão embaçada.

Tudo azul

O dia 14 de novembro foi escolhido como Dia Mundial do Diabetes, em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por ser a data de nascimento do médico canadense Frederick Banting que, ao lado do seu conterrâneo e fisiologista Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. A ONU (Organização das Nações Unidas referendou a data em 2007, atribuindo-lhe simbolicamente a sua própria cor azul.

Com o sucesso Mundial do Outubro Rosa, mês voltado à saúde da mulher, o Dia Mundial do Diabetes compartilha a cor azul com a campanha de atenção à saúde do homem, em especial o câncer da próstata, formando o Novembro Azul. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Barueri Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.