2/12/2014 - Barueri - SP

Barueri reforça nesta semana luta contra HIV e sífilis

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

Em atenção ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria de Saúde de Barueri realiza de 1º a 5 de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”. Testes rápidos de HIV/sífilis serão oferecidos no Serviço de Atendimento Especializado e em quatro unidades básicas de saúde: Hermelino Liberato Filho (Jardim Belval), Hélio Berzaghi (Jardim Paulista), Amaro José de Souza (Jardim Mutinga) e Armando Gonçalves de Freitas (Parque Imperial).

A ideia da campanha é oferecer o teste a pessoas sexualmente ativas que nunca se submeteram ao exame, além de sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV/sífilis a fazer o teste.

A ação também buscará ampliar o acesso a população ao teste de sífilis e à informação sobre a transmissão, prevenção e tratamento. Também através dos testes, o SAE – órgão que mantém as ações contra HIV e sífilis em Barueri – pretende acompanhar todos os novos casos positivos.

“A campanha anual é uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio no Estado de São Paulo, pois de 100 portadores de HIV acolhidos no Estado nas unidades de referência, 42 chegam com sinais e sintomas de aids e a imunidade já comprometida”, explica a médica Mara Cintia Yano, coordenadora do Programa DST/Aids/Hepatites da Prefeitura de Barueri.

HIV

É a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

Sífilis

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis congênita.