Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018

Caroline Silva Fraga

Eu sou Fonoaudióloga, Palestrante, trabalho com aperfeiçoamento da comunicação.
Eu atuo na área de Aperfeiçoamento da Comunicação há 06 anos. O que eu venho percebendo atendendo inúmeros clientes a falta de “consciência” da forma como se comunica e perdendo assim, oportunidades de conquistar um emprego ou uma promoção tão sonhada.Então, eu quero te ajudar a ter consciência a partir dicas, orientações e notícias sobre fala dicção, projeção vocal, qualidade da voz, postura corporal, expressões faciais, construção de argumentos etc.

Acesse o meu Blog pessoal: www.phvoz.com
Lá você encontrará textos enriquecedores para continuar a sua jornada de Sucesso!!

Ver todas as colunas

Linguagem Corporal: as cores da roupa e os seus efeitos no cérebro



Assim que você sobe um degrau, sua eficácia depende da sua capacidade de alcançar outros degraus por meio da palavra falada e escrita.

                            Peter Drucker

 

         Essa frase de Peter Drucker é bem perspicaz, só que eu acrescentaria mais uma informação que além da palavra falada e escrita, você precisa da linguagem corporal. Por isso  que nesse texto, eu quero chamar a sua  atenção mais uma vez para linguagem corporal, especificamente para psicologia das cores, como as cores afetam a razão e a emoção das pessoas.

         É da nossa cultura não prestar atenção nas cores, ter um julgamento superficial de uma cor ser bonita ou feia. Tudo bem, você não é estilista, paisagista não fazia sentido você querer entender, mas agora, meu amigo, depois que te explicar, você vai sim querer ser expert das cores.

         Se prepare porque esse texto vai mudar a sua forma de olhar a roupa que  veste diariamente! Eu sei, seu queixo vai cair, sua concepção vai mudar e você vai subir mais um degrau para se aproximar da vida dos seus sonhos.

          Para começarmos a todo vapor, logo abaixo eu quero que você observe essa  foto e pense o que te informa.

 

 

        Se você pensou que ele é Steve Jobs, criador da Apple, figura pública, famoso e a marca dele era vestir blusa de cor preta, você acertou!! Você pode até apontar outras características dele, não tem problema.

      O que eu quero saber de você, o que a blusa de cor preta representa? Você já parou para pensar, porque a vestimenta do juiz, por exemplo, é de cor preta? Ou por que Steve Jobs ficou consagrado em sempre vestir blusa preta em suas apresentações de lançamento da Apple?

       Se na sua cabeça, você acha que Steve Jobs vestia preto porque gostava, ou porque o juiz veste preto por ser a sua “farda”, se liberte dessa visão, porque as cores apresentam uma lógica que a maior parte das pessoas desconhecem.

      A cor preta, por exemplo, é a cor do poder, ativa a região do cérebro que passa a ideia que você é autoridade em um determinado assunto.

      Uma pesquisa feita na Alemanha o qual foram consultados 2 mil pessoas com idade entre 14 a 97 anos. Todas conseguiram relacionar as cores com sentimentos e qualidades.

     Essa pesquisa conseguiu pontuar as cores mais apreciadas pelas pessoas, sendo Azul 45%;  Verde 15%; Vermelho 12%; Preto 10%; Amarelo 6%; Violeta 3%; Laranja 3%; Branco 2%; Rosa 2%; Marrom 1%, Ouro 1%.

     Esse assunto tem muita coisa para falar, mas para não ficar um texto longo e cansativo, já que não é o meu objetivo, tanto que faço textos curtos com informações relevantes. Eu irei resumir logo abaixo as cores que você deve abusar e o seu significado no cérebro, mas caso você tenha a curiosidade de saber mais, fique a vontade para mandar um e-mail para mim que vou te passar muitas informações, sobre os vários tons, a região do cérebro que é ativada e também posso te dar dicas sobre qual cor você deve utilizar para algum evento, negócio, etc.

. Azul – cor da fidelidade, simpatia. Você pode utilizar quando for para seleção de emprego, pois gera empatia com recrutador.

 Verde -  cor da esperança, equilíbrio.

Marrom – cor da praticidade, produtividade

Branco – cor da calma, pureza

Vermelho  - cor da felicidade, coragem.

Preto – cor da autoridade, poder.

 Amarelo – é uma cor contraditória, porque ela representa otimismo, criatividade, originalidade, mas também ciúmes. Você pode utilizar quando for ter uma conversa tensa com alguém, ela esteja pessimista quanto ao rumo das coisas, você vai transmitir certo otimismo.

Laranja – cor exótica e penetrante, no entanto é subestimada por ser muito intensa. Essa cor eu acho interessante vestir porque representa força,  determinação.

        Eu acabei de te dar mais combustível para sua carreira. E semana que vem vai ter a série de três textos como  expliquei na postagem anterior, se você ainda não leu a minha outra postagem de hoje, não deixe de ler, pois te explico os nossos próximos passos.

        Esse texto sobre as cores foi para abrir a sua visão para começar reparar as cores da roupa e  sacar o jogo que esses caras jogam e que você tem o direito de aprender e jogar também para ter sucesso. E também tirar você do senso comum como, por exemplo, falar que o pessoal da área de saúde veste branco por passar ideia de limpeza, não é somente isso, é também porque passa ideia de calma, tranquilidade para o paciente que está tenso, nervoso pela sua condição.

        Lembrem-se quando se pensar em cores existem uma infinidade de tons, por exemplo, a cor verde não se resume a verde claro ou verde escuro, vai muito além disso, pois só essa cor tem 100 tons de verde.

 

Até breve

Rumo ao sucesso!!












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.