24/10/2013 - Barueri - SP

Estrada dos Romeiros terá faixa exclusiva para ônibus


da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

á está aprovada a implantação de faixa exclusiva para ônibus na Estrada dos Romeiros, sentido Centro, no trecho que compreende da avenida Werner Goldberg que fica próxima ao Parque Municipal, no Jardim Paraíso, até o final da avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, no centro de Barueri. Essa medida é cumprimento do plano de metas do governo vigente e deve entrar em funcionamento entre a primeira e a segunda semana de novembro. A faixa funcionará das 6 às 20h, de segunda a sexta-feira.

 A medida foi tomada baseada nos benefícios que os 2.200 metros de faixa preferencial para ônibus na alameda Araguaia, que liga Alphaville ao Tamboré, vêm apresentando dia após dia. O diretor de Transporte da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Julio Amaral, relata que com a faixa as linhas municipais tiveram aumento de 15% no número de viagens realizadas, e com isso, o passageiro aguarda bem menos no ponto. “Nas linhas intermunicipais o tempo de viagem foi reduzido em cinco minutos, e os ônibus tiveram aumento na velocidade média passando de 13 km/h para 25 km/h”, explica Julio.

 O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, João Amâncio, confirma que nos horários de pico, das 17 às 20h, em toda a extensão da alameda Araguaia, o passageiro teve um ganho de oito minutos, caindo de 22, antes da implantação, para 14 minutos com a faixa em funcionamento.

 Diferentemente da via de Alphaville, a Estrada dos Romeiros terá faixa exclusiva somente no sentido Centro, isso porque no lado inverso há somente duas faixas de rolamento, o que tornaria inviável no momento.

 Com 2,4 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus, que proibirá totalmente o acesso de veículos de passeio, a implantação beneficiará 15 linhas metropolitanas e 6 municipais, totalizando em 107 ônibus que fazem o percurso, resultando numa média de 1000 viagens diárias pela Estrada dos Romeiros, seguindo na rotatória Rotary, Praça das Bandeiras, Monumento à Solidariedade até chegar ao Centro.

 O estudante de jornalismo, Vitor Alexandre, de 22 anos, que usa o transporte público diariamente nesse trecho, demonstra contentamento com a medida: “vai diminuir o meu tempo de espera pelo transporte e também o de viagem dentro dele.”