12/9/2013 - Barueri - SP

Para evitar emissões poluentes, veículos serão avaliados nos dias 13 e 14 em Barueri

 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri promoverá na sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, a avaliação dos veículos movidos a diesel, para controle de emissão de fumaça preta. Deverão ser vistoriados, no estacionamento do ginásio José Corrêa, todos os veículos das empresas que prestam serviços para a Prefeitura e também aqueles que compõem a sua frota.

 Esta avaliação veicular é gratuita e também é aberta aos munícipes que possuem veículos a diesel. De caráter educativo, tem como objetivo preservar a qualidade do ar no município por meio do controle da fumaça emitida pelos motores que utilizam este combustível. Não é uma inspeção punitiva, mas sim de orientação aos proprietários destes tipos de veículos.

 Escala de Ringelman

Essa nova etapa da avaliação passará a contar com um novo método de análise, que a tornará mais precisa e objetiva. O que antes era feita somente com a escala de Ringelman, passará a contar com a do “opacímetro” – equipamento que faz uma medição eletrônica da fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel.   

 A fumaça preta gerada pela queima incompleta desse tipo de combustível é composta basicamente por carbono (fuligem) e por suas partículas. A emissão desses poluentes na atmosfera causa graves danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência a infecções, além de doenças respiratórias crônicas.

“Por isso, convidamos todos os proprietários de veículos a diesel a participarem da avaliação, pois com o problema detectado a resolução é simples e ajuda a melhorar a qualidade de ar da nossa cidade”, conclui Aparecido Pires de Castro, secretário de Meio Ambiente de Barueri.

 Os veículos aprovados no teste receberão um adesivo que confirma a participação e aprovação na avaliação. Os reprovados serão orientados a realizar a regulagem do motor de acordo com as especificações de cada fabricante.

 

AVALIAÇÃO VEICULAR

Dia 13 de setembro, sexta-feira, das 9h às 16h

Dia 14 de setembro, sábado, das 8h30 às 11h

No estacionamento do Ginásio José Corrêa

Avenida Guilherme P. Guglielmo, 1.000 – Centro Comercial de Barueri

Informações: 4199-1500