18/10/2013 - Barueri - SP

Prefeitura de Barueri inaugura primeiro Centro de Saúde Funcional do Brasil


da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

A primeira unidade de Centro de Saúde Funcional do País será inaugurada pela Prefeitura de Barueri no próximo dia 22. Trata-se de um novo conceito de tratamentos em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, na promoção, prevenção e recuperação do indivíduo.

 Conhecida antes como “Fisioterapia”, a unidade funcionará no bairro do Bethaville, na avenida Trindade, número 165. Não só o nome foi alterado, mas sim toda a dinâmica dos atendimentos – o ambulatório passou a receber o nome Centro de Saúde Funcional a partir do dia 12 de abril de 2013, seguindo a Política Nacional de Saúde Funcional (OMS).

 Assim, a unidade passou por toda uma reestruturação, possibilitando aos munícipes um atendimento de melhor qualidade e realizado de forma global, focando o indivíduo como um todo e através de tratamentos mais direcionados à individualidade do paciente.

 O Centro de Saúde Funcional de Barueri trabalhará com fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e médica fisiatra, realizando atendimentos em fisioterapia ortopédica, fisioterapia neurológica adulto, fisioterapia neurológica pediátrica, acupuntura, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisitria. 

Melhora no atendimento

Atualmente, o ambulatório de saúde funcional está na rua Benedita Guerra Zendron, no Centro. Porém, já nesta unidade, a equipe conseguiu este ano melhorar o atendimento ao cidadão. A fila de espera pelo tratamento diminuiu, assim como a espera pelo primeiro atendimento. 

 Além da contratação de mais profissionais, outra ação que ajudou a dinamizar o atendimento foi a adoção da CIF, a “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, que visa classificar a funcionalidade dos pacientes e o ambiente em que eles vivem, gerando dados epidemiológicos e possibilitando melhor direcionamento na implantação de recursos públicos.